BOXE

Descrição: Um esporte no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Com inspiração na prática profissional da luta, os treinos são iniciados com um momento voltado ao aquecimento e condicionamento físico, onde são realizados exercícios como alongamentos, flexões de braços, polichinelos, abdominais e saltos com corda.O momento principal é dividido em rounds, com sequências de golpes diferentes, determinadas pelo professor, alternadas com intervalos de descanso. Os movimentos são realizados, sempre, com foco na técnica e na posição de guarda (defesa). Normalmente, esses exercícios são feitos em duplas ou em formato de circuito, com o uso de luvas, aparadores (manoplas) e saco de pancadas.

Benefícios: Boxe é uma atividade de alta intensidade, caracterizada por manter a frequência cardíaca predominantemente elevada. Ele facilita a queima calórica (até 500 kcal/h), aumenta a resistência, melhora a definição muscular e promove o ganho de força e potência. A prática também fortalece o abdômen e a lombar, e ajuda a corrigir possíveis desvios de postura.

No aspecto mental, a prática desenvolve a memória, a concentração e a capacidade de reflexo, uma vez que é preciso decorar a sequência de golpes, que muitas vezes também é associada a algum tipo de som ou reação.